quinta-feira, 5 de agosto de 2010

O correto é: "o MAU uso do computador"


Creio que colocar um computador com acesso à internet na mão de um aluno sem lhe dar um mínimo de instrução sobre o que ele poderia fazer com esta ferramenta é o que na minha opinião acarreta o mal uso deste recurso, que se mostra cada dia mais indispensável na obtenção de informações no dia-a-dia. Vejamos bem: ao invés de fazer pesquisas escolares na Wikipedia, fazer trabalhos escolares colaborativamente no Google Docs, ler notícias, enfim, se as crianças ao invés de utilizar de forma benéfica o potencial da informática para a educação ficarem simplesmente conversando horas a fio no MSN/Orkut com um dialeto fonético e jogando "paciência", certamente o desempenho escolar irá diminuir. O computador pode ser utilizado para trabalho, pesquisas científicas, educação e acesso a informações, centro multimídia/jogatina/pirataria, etc. Cabe ao "usuário" dar a utilização apropriada à esta ferramenta.

O ponto é: a MÁ utilização de uma ferramenta pode sim vir a prejudicar a vida das pessoas. Sendo assim, deve-se pensar em melhores políticas de inclusão digital que não apenas joguem um computador na mão das crianças e lhes ensinem coisas chatas como digitar um texto ou preparar uma planilha, mas também as maravilhem com o potencial informativo e liberdade de expressão que o computador (e softwares livres) podem proporcionar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário